Monitoramento de Servidores

O monitoramento de servidores, redes e dispositivos tem como principal objetivo monitorar e manter os dados atualizados da rede dos nossos clientes. Com os dados históricos é possível avaliar o desempenho da rede, encontrando indicadores de uso identificando falhas que possam vir a ocorrer, identificando a perda de conectividade dos hosts. O serviço também pode monitorar a disponibilidade de serviços e aplicações:
  • Consumo de CPU;
  • Espaço no disco;
  • Consumo de banda;
  • Banco de dados com seus respectivos contadores;
  • Serviços de uma Intranet (NFS, Samba, servidor de terminais, impressão, DHCP);
  • Serviços Internet (DNS, FTP, HTTP, SMTP, POP, SSH);
  • Etc.
O serviço de monitoramento de servidores foi concebido levando em conta as cinco áreas funcionais de Gerência de Rede. O modelo foi criado pela International Organization for Standardization (ISO) que ficou conhecido pelo acrônimo (FCAPS). Abaixo alguns quadros indicando como podemos ajudá-los no Gerenciamento de Redes:
Gerenciamento de Falhas Monitoramento de Rede 24×7
Detectar a falha rapidamente Serviço de aviso imediato via e-mail
Determinar com precisão onde a falha o ocorreu No aviso é identificado o host
Isolar o componente ou serviço que veio a falhar, de forma que a rede continue a funcionar No aviso é identificado o serviço com problemas
Reparar ou trocar o componente com problemas para restaurar a rede ao seu estado anterior Envio de aviso após o retorno do host/serviço
Gerenciamento de Configuração Monitoramento de Rede 24×7
Controlar inventário Cadastramos os hosts/serviços no sistema
Monitorar mudanças na estrutura física e lógica da grade Atualizamos a base de dados
Iniciar e encerrar as operações dos elementos gerenciados Mantemos o histórico dos hosts e serviços
Coletar informações sobre a topologia da rede Disponiblizamos o diagrama da rede via web
Alterar a configuração dos elementos gerenciados Atualizamos a base de dados
Gerenciamento de Contabilização Monitoramento de Rede 24×7
Obter dados estatísticos que caracterizam o uso da rede Disponibilizamos interface web para emissão de Relatórios
Identificar padrões Através dos relatórios e notificações por e-mail
Determinar tendências de uso Através dos relatórios e notificações por e-mail
Gerenciamento de desempenho Monitoramento de Rede 24×7
Medir a taxa de utilização de equipamentos Através dos Relatórios
Qual a capacidade de utilização Através dos Relatórios e Gráficos
O tráfego é excessivo Através dos Relatórios e Gráficos
O tempo de resposta é considerado aceitável? Através dos Relatórios e Gráficos
Gerenciamento de segurança Monitoramento de Rede 24×7
Armazenar, coletar e examinar os registros de logs de segurança Mantemos o histórico dos alertas no sistema
Garantir que a política de segurança seja seguida em conformidade Através de nossa equipe, acompanhamos as definições
Controlar acesso à rede e às informações obtidas dos nodos da rede Serviço SNMP com senha e IP fixo
Gerar relatórios sobre a utilização de recursos por parte dos usuários e horário de acesso, checar os direitos de acesso dos usuários Mantemos o histórico dos alertas no sistema
O nosso NOC localizado em São Paulo monitora de forma proativa, 24 horas por dia todos os sinais vitais dos hosts e serviços da infra-estrutura do cliente. Os serviços oferecidos pelo NOC incluem a detecção proativa de incidentes em tempo real. Isso é possível graças à capacidade das ferramentas que utilizamos, configurados levando em conta as melhores práticas de mercado e nossa experiência. Em situações de urgência, os clientes serão alertados por e-mail, o cliente também pode acompanhar o estado da rede por meio dos nossos sistemas disponibilizados via web. Com nossa solução a medição dos indicadores de performence (KPI’s) tem relevância estratégica, pois é por meio deles que é avaliada a qualidade do serviço prestado. Com eles, o cliente tem condições de verificar se a operação obedece aos níveis de qualidade estabelecidos em contrato com seus fornecedores de Telecom e serviços de TI, ao mesmo tempo, obter todos os relatórios necessários para a gestão estratégia da infra-estrura e utilização em auditorias internas e externas, assegurando-lhes controle e governança de TI. Beneficios:
  • Equipe especializada, certificada, competente e comprometida;
  • Larga experiência em operações de missão critica;
  • Custo beneficio excelente;
  • Implantação imediata do serviço;
  • Acesso a solução via Internet 24×7.