Porque sua empresa precisa de uma solução de backup na nuvem?

Não é novidade que as empresas precisam de uma solução de backup que garantirá a continuidade dos negócios no caso de ocorrer algo com os equipamentos que estão em produção. A discussão hoje gira em torno da solução ideal, em meio a tantas existentes, para as empresas que desejam assegurar os seus dados. Na Penso, nós acreditamos que o backup na nuvem é o estado da arte, o amadurecimento de uma solução totalmente necessária para uma empresa, que é o backup, fazendo uso do que há de mais atual em termos de tecnologia, que é a nuvem (cloud computing). Não somente a solução em si, mas tudo o que pode ser agregado em complementaridade e tornar algo, que já é bom, ainda melhor. Relacionamos abaixo como o backup na nuvem pode ser vantajoso para as empresas que não possuem backup, ou mesmo superior a outras alternativas de backup comumente utilizadas no mercado:

Sem backup

Para empresas que não possuem backup, qualquer iniciativa já é melhor do que nada, correto? Para quem sobreviveu até hoje sem nenhuma alternativa de backup, ou ainda quem sofreu um trauma recente com perda de dados e não tinha um backup para recuperar, nós recomendamos o backup na nuvem pelo seguinte motivo: sua empresa já inicia com o que existe de melhor. Isso torna o processo menos oneroso, uma vez que a empresa não precisará ir para uma solução intermediária para depois migrar para a nuvem. O backup na nuvem tem ainda a vantagem de ser escalável e de custo proporcional ao consumo, então, não há desculpas para não contratar, mesmo no caso de uma empresa realmente pequena.

Backup interno

Existem empresas que fazem cópias dos dados em HDs externos, unidades de fita ou outros sistemas dentro da própria empresa. Este cenário oferece alguma garantia no caso de o equipamento em produção queimar. Contudo, o risco continua alto, uma vez uma rotina de backup pode ser esquecida, o escritório pode sofrer um roubo ou outro tipo de desastre, entre outros. O ideal é que o backup interno sirva como cache, o que possibilitará uma rápida recuperação para os dados que estão fora da empresa, neste caso, em um backup em nuvem.

Backup caseiro

Há também formas de backup onde a empresa utiliza servidores – estejam ele dentro ou fora da empresa – para fazer uma replicação manual dos dados. É importante entender que ter apenas redundância dos dados em outro local não é exatamente uma “solução de backup”. Uma solução de backup em nuvem prevê a automação das rotinas de backup e tem ainda capacidade para realizar backup de recursos que são, praticamente, impossíveis de se fazer manualmente, como banco de dados de ERPs, sistemas operacionais, máquinas virtuais etc.

Backup físico externo

Em comparação com o backup físico e externo, o backup nas nuvens ganha de 10 a 0! Esse formato de backup envolve fitas custosas, logística complexa e armazenamento físico, o que, além de onerar todo o processo, aumenta muito o risco de vulnerabilidade e falhas por conta da quantidade de intervenção humana no processo. O backup na nuvem cumpre o mesmo objetivo de armazenar a informação em local externo e seguro, porém com muito mais valor agregado em termos de segurança, automação e custo. Sua empresa pode optar por uma opção híbrida de backup, onde os dados em nuvem são replicados em um servidor interno, bem como pode optar por replicar suas informações em diferentes nuvens, sendo todo o tráfego criptografado e monitorado por especialistas. E, o mais importante, sua empresa pode (e deve) confiar suas rotinas de backup nas mãos de uma equipe dedicada à monitorar, tomar ações preventivas e agir quando se fizer necessário, por exemplo, um restore. Essa solução é provida pela DeServ, empresa especialista em nuvem e com centenas de cases de backup de empresas gerenciados.